Início | Institucional | Sobre o portal | Anunciar | Publicidade | Ajuda
 
 

  Eventos


  TopCar




Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 690 vítimas mortais só no ano passado,

Menos 690 para consciencializar...

 

   Álcool e condução

Últimas entradas

Mitos e verdades sobre a embriaguez
Publicado em 2012-02-28 na categoria Álcool e condução / O álcool e você

Misturar bebidas deixa uma pessoa mais bêbada, um banho cura a embriaguez e comer antes de ingerir álcool garante mais sobriedade. São várias as crenças que rondam o mundo das bebidas alcoólicas, algumas até fazem algum sentido, enquanto outras não passam de mitos. Vejam a seguir alguns esclarecimentos sobre estas dúvidas.


Conselhos da ANSR: Álcool e Condução
Publicado em 2010-04-07 na categoria Álcool e condução / Compreender

As bebidas alcoólicas, particularmente o vinho, são das mais antigas e consumidas em todo o mundo, sendo Portugal um dos países onde o seu consumo, por habitante, é mais elevado. Além das graves consequências que acarreta para a saúde, a sua ingestão não moderada está na base de problemas financeiros, familiares e sociais e o seu consumo, mesmo que não excessivo, é causa, directa ou indirecta, de inúmeros acidentes de viação de que resultam milhares de vítimas.


Como se define o consumo de álcool?
Publicado em 2010-04-01 na categoria Álcool e condução / Compreender

Sabe como se define o consumo de álcool? É importante que a população em geral e os condutores em particular percebam bem as diferenças entre o consumo álcool e a dependência do álcool. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os consumos de álcool em três categorias perfeitamente definidas: Consumo de risco; Consumo nocivo; e Dependência.


O que acontece se o resultado do teste de alcoolémia for positivo?
Publicado em 2010-03-31 na categoria Álcool e condução / Compreender

Caso o aparelho utilizado pela autoridade policial indique uma T.A.S. (taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gr/l de sangue, o condutor terá de se sujeitar a novo teste de confirmação a efectuar no decurso das duas horas imediatas. A recusa à sujeição a teste, faz incorrer o condutor no crime de desobediência, punido com a prisão até um ano e multa até 30 dias.


Os efeitos do álcool na condução
Publicado em 2010-03-30 na categoria Álcool e condução / Compreender

O Código da Estrada proíbe que qualquer indivíduo conduza com uma taxa de alcoolémia igual ou superior a 0,5 g/l. Mas isto não significa que alcoolémias inferiores a esta taxa sejam inofensivas. O risco de acidente começa a aumentar com a ingestão do primeiro copo! A capacidade de conduzir já fica reduzida com uma taxa de 0,3 g/l, manifestando-se várias alterações, como:


O Álcool e a Distância de Travagem
Publicado em 2010-03-24 na categoria Álcool e condução / Conhecer

Para parar um veículo é necessário contar com a distância que este percorre durante o tempo de reacção do condutor, mais a distância percorrida pelo veículo enquanto o sistema de travagem actua. Devido à existência de álcool no sangue, o tempo de reacção do condutor é mais prolongado, aumentando dessa forma a distância de travagem, podendo mesmo provocar um acidente.


Que relação há entre álcool e cancro?
Publicado em 2010-03-19 na categoria Álcool e condução / Compreender

Álcool e Cancro (Retirado de um resumo da 2ª. edição do livro Health Issues Related to Alcohol Consumption, do Prof. Ian Macdonald, Presidente da ILSI-Europe Alcohol Task Force, publicado por ILSI-Europe (International Life Sciences Institute), 83, Avenue E. Mounier, Box 6, B-1200 Brussels, Belgium, Novembto de 2000):


Plano Nacional de Redução dos Problemas Ligados ao Álcool 2009/1010
Publicado em 2010-02-26 na categoria Álcool e condução / Saiba mais

O Instituto da Droga e da Toxicodependência, IP (IDT, IP) tomou a iniciativa de, congregando vários intervenientes nesta temática, promover a preparação da proposta do novo Plano Nacional de Redução dos Problemas Ligados ao Álcool. O consumo nocivo de álcool tem consequências não só para quem bebe, como também para os outros e para a sociedade em geral.


O percurso do álcool no corpo
Publicado em 2010-02-25 na categoria Álcool e condução / Compreender

Do álcool ingerido, 10% é eliminado pela respiração, pelo suor e pela urina. Os restantes 90% são transformados pelo fígado. O álcool é absorvido pelo estômago e intestino delgado. Os alimentos podem ajudar a reduzir esta absorção, por isso o álcool afecta mais depressa um estômago vazio


Condução e trabalho
Publicado em 2010-02-25 na categoria Álcool e condução / Compreender

Apesar do Código da Estrada regulamentar uma taxa mínima de 0,5 gramas por litro, não significa que algumas pessoas estejam capazes de conduzir ou trabalhar com esta taxa de álcool no sangue. Mesmo em doses mais fracas, a partir de 0,2 gramas por litro, o álcool pode actuar sobre o cérebro provocando várias alterações:


2  3  seguinte 
 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos
Classicar.pt 2009
Desenvolvido por
CRIATIVA Web Design

Pesquisa
Registo
Insira o termo a pesquisar no classicar.pt

 
 
Pesquisa de Notícias
Data:           
Marca: