Início | Institucional | Sobre o portal | Anunciar | Publicidade | Ajuda
 
 

  Eventos


  TopCar




Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 690 vítimas mortais só no ano passado,

Menos 690 para consciencializar...

 

   Sensibilização

Direitos dos peões

Nós os peões. Quem somos, o que sabemos, o que queremos
Publicado em 2010-03-26 na categoria Sensibilização / Direitos dos peões

Considera-se peão qualquer pessoa que se locomova a pé num trânsito considerado. Vale lembrar que o condutor de qualquer veículo, particular ou não, ao abandoná-lo, transforma-se em peão que junto à população activa constitui essa imensa massa de seres humanos em potencial. As estatísticas de trânsito têm demonstrado ser muito grande o número de pessoas mortas por atropelamento.


Carta de direitos de peões
Publicado em 2010-03-24 na categoria Sensibilização / Direitos dos peões

Ao contrário de um automobilista ou motociclista, um peão não precisa de passar um exame para ter o direito a deslocar-se. Por isso, os seus deveres, direitos e responsabilidades não são comparáveis aos de quem conduz veículos. Ao contrário de um condutor, a condição de cego, de deficiente motor ou mental, de criança ou idoso, de alcoólico, não é impedimento legal ou ético do direito a ser peão.


Barreira pedonal
Publicado em 2010-03-10 na categoria Sensibilização / Direitos dos peões

Se este sistema for adoptado e implementado nas ruas das nossas cidades, então os automobilistas terão de conduzir com uma atenção redobrada ao avistar passadeiras para peões. Imagine que, quando o semáforo fica vermelho, dezenas de feixes de raios laser se atravessam à sua frente, interpondo-se entre o carro e os peões que começam a atravessar a rua. É uma visão arrepiante, na verdade... Mas tranquilize-se: os raios não têm potência suficiente para fazer qualquer estrago.


Protecção dos peões e de outros utentes vulneráveis da estrada
Publicado em 2010-03-08 na categoria Sensibilização / Direitos dos peões

A União Europeia pretende reduzir o número de mortes e a gravidade dos ferimentos sofridos pelos peões e ciclistas nos acidentes de viação com veículos automóveis. Os construtores de automóveis deverão, para o efeito, modificar a parte dianteira dos veículos.


Obrigatoriedade de atravessar nas passadeiras
Publicado em 2010-03-04 na categoria Sensibilização / Direitos dos peões

"Atravessar na passadeira pode dar direito a multa. Talvez poucos saibam, mas o peão é obrigado a verificar se há condições de segurança antes de cruzar a faixa de rodagem. Senão o fizer, pode ser multado. É uma situação rara. Mas aconteceu. (...). Um peão de Beja foi multado por se ter precipitado para a passadeira, obrigando o condutor de um automóvel, que se encontrava a curta distância, a uma travagem brusca.


Uma maior segurança para peões
Publicado em 2010-03-01 na categoria Sensibilização / Direitos dos peões

Nas Grandes Opções do Plano para 2005 – 2009 o Governo consagrou uma política orientada na redução, para metade, da sinistralidade, bem como na melhoria da segurança rodoviária. O objectivo a atingir consiste na criação de um habitat rodoviário onde reine o civismo e de medidas preventivas de segurança, designadamente, na área educacional.


 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos
Classicar.pt 2009
Desenvolvido por
CRIATIVA Web Design

Pesquisa
Registo
Insira o termo a pesquisar no classicar.pt

 
 
Pesquisa de Notícias
Data:           
Marca: