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Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 690 vítimas mortais só no ano passado,

Menos 690 para consciencializar...

 

   Carfólio

Técnica

Alemães trabalham em pneu adaptativo
Publicado em 2012-04-30 na categoria Carfólio / Técnica

Cientistas da Universidade de Ciências Aplicadas em Leipzig, Alemanha, estão a trabalhar em pneus adaptativos. Através do uso de sensores dentro dos pneus, o sistema reconhece as diferenças no terreno e no clima, reconfigurando a geometria dos vincos, para criar a melhor aderência possível.


Nova parede celular aumenta precisão de crash tests
Publicado em 2012-04-20 na categoria Carfólio / Técnica

A empresa alemã Messring, especializada na produção de equipamentos para crash tests, criou uma nova barreira celular de impacto que deve ampliar a precisão na recolha e análise de resultados de colisões. Batizada M=WALL, a tecnologia vai avaliar a integridade estrutural de veículos após os testes de impacto com exatidão inédita para os padrões atuais.


Como é que funcionam as suspensões da Fórmula 1?
Publicado em 2012-04-11 na categoria Carfólio / Técnica

O congelamento dos motores de Fórmula 1 fez com que as equipas concentrassem os seus esforços na aerodinâmica e acertos de suspensão para obter um desempenho superior nas corridas. A Red Bull, por exemplo, chegou a desenvolver um sistema de engrenagens que mantém a altura do carro à medida em que o tanque de combustível esvazia e o carro fica mais leve.


Como funcionam os motores da F1?
Publicado em 2012-03-05 na categoria Carfólio / Técnica

Embora os motores da F1 tenham perdido um pouco da atratividade que tinham quando o regulamento era mais liberal, eles ainda são peças preciosas da engenharia de ponta. O motor é hoje a única fonte de energia de um carro de F1 e, desde 1967, tornou-se parte estrutural do carro. Como estamos a duas semanas do início da temporada, vamos dar uma olhada nos motores que equipam os bólidos em 2012 e explicar como é que funcionam.


Como funcionam os airbags?
Publicado em 2012-02-27 na categoria Carfólio / Técnica

Nos carros, há uma lista de itens voltados para a segurança dos passageiros. O cinto de segurança é um desses componentes e está presente há muito tempo nos carros, desde os mais simples. Um elemento de proteção que ainda não é tão comum, estando restritos a automóveis com nível de equipamento mais elevado, são os airbags, que reduzem o risco de morte em 30%.


Empresa cria sistema de som com iPhone integrado
Publicado em 2012-02-22 na categoria Carfólio / Técnica

Para integrar os aparelhos de celulares mais avançados (“smartphones”, como caiu no uso popular), algumas empresas decidiram criar produtos voltados ao uso direto com os telefones móveis. Foi o que fez a Devium. O novo equipamento, chamado Dash, foi desenvolvido para contar com o iPhone como interface, trazendo no ecrã do celular as informações e os comandos necessários para operar o sistema de áudio. Veja no vídeo abaixo como aplicá-lo.


O «Cx» da questão
Publicado em 2012-02-10 na categoria Carfólio / Técnica

Você pode não acreditar, mas o teto liso do seu carro tirou muitas horas de sono de engenheiros e projetistas. Na indústria automotriz, há uma preocupação cada vez maior com o melhoramento do fluxo de ar na carroçaria, de parachoque a parachoque. É que, quando o ar flui bem, o carro requer menos energia para se deslocar – desempenho, ruído, consumo e até a estabilidade direcional melhoram.


Novas transmissões apontam uma mudança para o futuro
Publicado em 2012-02-08 na categoria Carfólio / Técnica

Por muito tempo a caixa automática foi encarada como acessório de luxo. Poucos carros ofereciam esta alternativa à transmissão manual e nunca por um preço convidativo. Mas, nos últimos cinco anos, com a crescente oferta de novos modelos com a opção, a caixa automática deixou de ser uma exclusividade de carros sofisticados e passou a equipar versões em faixas de preço mais acessíveis.


Carro aciona pedido de SOS sem ação do motorista
Publicado em 2012-01-19 na categoria Carfólio / Técnica

Desde 2003 mais de 1 milhão de veículos do grupo PSA Peugeot Citroën já saíram de fábrica equipados com o eCall, dispositivo de chamada de emergência. Nos veículos Peugeot, ele chama-se Connect, enquanto nos Citroën, e-Touch. Este dispositivo já permitiu que 5 500 pessoas em dificuldade tenham sido socorridas pelos serviços de emergência nos dez países da Europa onde o serviço está ativo.


Como é que se faz uma ligação direta no vosso carro
Publicado em 2012-01-03 na categoria Carfólio / Técnica

Poder ligar o motor sem chave virou moda nos carros mais recentes. Não é injusto que vocês não possam ter o sublime prazer de ligar o vosso carro sem uma chave só porque conduzem uma "sucata" com vinte anos de idade? É sim. Então nós estamos aqui para vos ajudar, informando-vos do fato de que “a ligação sem chave” é só uma forma "moderna" de dizer “ligação direta”...


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