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Infomotor
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Sistema de transmissão
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Quando trocar o kit de embraiagem
Publicado em 2012-02-15 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Muitos devem estar a perguntar-se mas que negócio é esse de embraiagem? Bom, explicando de uma forma bem simples, a embraiagem faz a ligação do motor com a caixa de velocidades que por sua vez são ligadas a rodas. Cada vez que você aciona o pedal de embraiagem o disco desliga-se do platô (veja a figura ao lado do conjunto de embraiagem) e o motor não manda mais “força” para a caixa de velocidades.
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Como funciona um diferencial
Publicado em 2011-07-08 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Vocês sabiam que os melhores vídeos educacionais sobre carros eram feitos pelas próprias fabricantes? É o caso deste vídeo realizado pela Chevrolet, em 1937, o qual ensina-nos da melhor forma possível os princípios básicos do funcionamento do diferencial de um carro.
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Eixo de torção: a solução intermediária
Publicado em 2011-06-01 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
No meio termo entre os jurássicos eixos rígidos e as complexas suspensões independentes, o eixo de torção é um conceito que continua bastante aplicado na suspensão traseira dos carros atuais. Na realidade trata-se de uma economia de mercado pobre, ou uma medida de custo-benefício totalmente justificável?
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Revisão preventiva da caixa de velocidades automática
Publicado em 2011-01-19 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
A melhor forma de proteger a caixa de velocidades automática do carro é realizando revisões preventivas, e utilizando a alavanca de maneira correta. Esta revisão é basicamente a troca de óleo e filtro de óleo da caixa, tendo em atenção que o intervalo desta revisão pode variar de um fabricante para outro, desta forma deve-se sempre respeitar as especificações contidas no manual de cada carro.
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Conheçam as diferenças entre os tipos de tracção
Publicado em 2010-11-30 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Os SUV são muito populares em diferentes mercados, e dependendo do modelo, podem ou não ser 4x4. No caso dos que possuem tracção nas quatro rodas, existe o que se denomina tracção parcial ou integral. A tracção parcial é quando o utilitário circula com a potência enviada apenas a duas rodas, muito comum para estradas e uso diário na cidade. Isso reduz a resistência ao movimento do carro e reflecte na economia de combustível e na maior duração dos pneus.
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Qual a diferença entre 4WD e AWD?
Publicado em 2010-10-25 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Vocês sabem qual a diferença entre 4WD e AWD? Esta parece uma daquelas perguntas com rasteira. Mas não é. De facto, apesar da mesma função, o Four-Wheel Drive e o All-Wheel Drive são dois sistemas distintos. Muitos nomes já foram dados para o sistema de quatro rodas motrizes. Para citar alguns: 4Motion, 4x4, 4Matic, Syncro, Quattro, xDrive, Real-time, On-Demand, All-Wheel Control, Symmetrical e muitos outros. Cada núcleo de marketing inventa o seu.
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Aprenda a usar a embraiagem correctamente
Publicado em 2010-08-18 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Diversas peças trabalham em conjunto para que um automóvel possa funcionar e circular correctamente. Realizar curvas, acelerar e travar: todas essas acções fazem uso de sistemas que foram desenvolvidos por engenheiros visando o máximo de durabilidade e segurança do veículo. Por melhor projectados que sejam, no entanto, nem todos os componentes de um veículo são correctamente explorados por condutor e tal má utilização invariavelmente acarreta na avaria de um conjunto de peças do carro.
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A transmissão
Publicado em 2010-07-20 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
A transmissão comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica. Num automóvel convencional, com motor dianteiro, a transmissão tem inicio no volante do motor e prolonga-se através da sua embraiagem, da caixa de velocidades, do eixo de transmissão e do diferencial até as rodas de trás.
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Como funciona o semi-eixo
Publicado em 2010-04-26 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Também denominadas semi-árvores, são responsáveis pela transmissão do binário entre o diferencial e as juntas homocinéticas. Em alguns modelos, os semi-eixos compõem um conjunto denominado semi-árvore da transmissão, e já possui acoplado as respectivas juntas homocinéticas.
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Como funciona o diferencial
Publicado em 2010-04-26 na categoria Infomotor
/ Sistema de transmissão
Na última fase do seu percurso até as rodas motrizes, a energia proveniente do motor passa através do diferencial. Este destina-se a reduzir a velocidade do eixo de transmissão para a velocidade exigida pelas rodas para permitir que, numa curva, a roda de dentro rode mais lentamente do que a de fora e, excepto nos automóveis de motor transversal, para permitir que a rotação do motor se transmita às rodas segundo um ângulo de 90º.
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