Início | Institucional | Sobre o portal | Anunciar | Publicidade | Ajuda
 
 

  Eventos


  TopCar




Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 690 vítimas mortais só no ano passado,

Menos 690 para consciencializar...

 

   Circulação

Últimas entradas

Faixas de pedestres iluminadas podem ser obrigatórias no Brasil
Publicado em 2018-05-09 na categoria Circulação / Sinalização

A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Projecto de Lei 8729/17, que prevê a iluminação de todas as faixas de pedestres presentes no Brasil. De autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), o texto agora segue para as comissões de Cidadania e de Comissão e Justiça. Se aprovado sem ressalvas por ambas, entra em vigor de imediato, restando apenas a regulamentação por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Aplicativo para iPhone alerta motorista sobre radares
Publicado em 2012-05-07 na categoria Circulação / Limites de velocidade

A empresa inglesa TomTom especializada em sistemas de navegação lançou um aplicativo para iPhone que promete alerter sobre radars fixos em rodovias. De acordo com a marca, o objetivo é ajudar os motoristas a manterem-se dentro do limite de velocidade da via, o que aumentaria a segurança das pessoas. Para informar a localização das câmaras, o TomTom Speed Camera usa os mapas do sistema de navegação da marca.


Mapa de límites de velocidade no mundo
Publicado em 2012-02-28 na categoria Circulação / Limites de velocidade

Conheçam os limites máximos de velocidade praticadas nas autoestradas de alguns países em todo o mundo numa pesquisa efectuada pelo website lainformacion.com. Esta informação é particularmente útil para quem tem a oportunidade de viajar para o exterior, seja para viver e trabalhar, seja por turismo e decide alugar um automóvel.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: 1 - Sair da AE
Publicado em 2011-02-14 na categoria Circulação / Trânsito

As “visitas” de muitos condutores portugueses à autoestrada, tal como começam mal (logo quando entram na auto-estrada), também não terminam bem. Numa via em que se circula a velocidades mais elevadas, assinalar, com o pisca, com bastante antecedência, que se vai sair da auto-estrada devia ser uma preocupação fundamental dos condutores.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Condições atmosféricas adversas
Publicado em 2011-02-11 na categoria Circulação / Trânsito

Portugal é um país de estranhos fenómenos, onde a chuva ou o nevoeiro causam acidentes de viação - pelo menos a avaliar pelas notícias, comunicados, “diretos a partir do local da tragédia” ou declarações de intervenientes e até mesmo de alguns agentes policiais. (Esta parte do artigo é, no fundo, especial em relação à anterior: do que aqui se fala é ainda de velocidade excessiva.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança IV
Publicado em 2011-02-10 na categoria Circulação / Trânsito

(Adenda) A autoestrada A8 (Lisboa-Leiria) é um bom exemplo de como é perigoso conduzir em excesso de velocidade nas autoestradas portuguesas. O Observatório de Segurança de Estradas e Cidades fez recentemente uma peritagem a esta autoestrada, tendo concluído que ao longo de todo o seu traçado existem inúmeros problemas de segurança.


Velocidade média e velocidade instantânea
Publicado em 2011-02-10 na categoria Circulação / Limites de velocidade

Quando você vem por uma rua num veículo, ao olhar para o velocímetro você perceberá diferentes valores da velocidade ao longo do trajeto. Quando o valor indicado no velocímetro é baixo você demora mais para percorrer um espaço da rua. À medida que se aumenta o valor você percorre a distância mais rapidamente. Ora, podemos dizer, então, que a velocidade é uma medida da rapidez com que um objeto se desloca.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança III
Publicado em 2011-02-09 na categoria Circulação / Trânsito

(Continuação) Conduzir, em autoestrada, a uma velocidade elevada, “em cima” do veículo da frente é uma conduta verdadeiramente criminosa. Ao circular na autoestrada, o condutor tem de manter, entre o seu veículo e o veículo que vai à sua frente a distância suficiente para evitar a ocorrência de um acidente em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade por parte deste último.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança II
Publicado em 2011-02-08 na categoria Circulação / Trânsito

(Continuação) Muita gente relaciona unicamente a velocidade com o tipo de via onde circula, concluindo, por exemplo, que numa auto-estrada é perfeitamente possível conduzir em total segurança a 140 km/h. Mas há muitas razões para não conduzirmos em excesso de velocidade – e o traçado da via é, precisamente, uma delas. Seleccionámos dez:


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança I
Publicado em 2011-02-07 na categoria Circulação / Trânsito

Há uma interessante corrente em Portugal que, com maior ou menor convicção, nega o conceito de “excesso de velocidade” e que a velocidade constitua causa de acidentes. A velocidade não passaria de um “bode expiatório” e os acidentes teriam sempre uma outra causa.


2  3    seguinte 
 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos
Classicar.pt 2009
Desenvolvido por
CRIATIVA Web Design

Pesquisa
Registo
Insira o termo a pesquisar no classicar.pt

 
 
Pesquisa de Notícias
Data:           
Marca: