Início | Institucional | Sobre o portal | Anunciar | Publicidade | Ajuda
 
 

  Eventos


  TopCar




Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 690 vítimas mortais só no ano passado,

Menos 690 para consciencializar...

 

   Circulação

Trânsito

Os 7 pecados capitais da condução em AE: 1 - Sair da AE
Publicado em 2011-02-14 na categoria Circulação / Trânsito

As “visitas” de muitos condutores portugueses à autoestrada, tal como começam mal (logo quando entram na auto-estrada), também não terminam bem. Numa via em que se circula a velocidades mais elevadas, assinalar, com o pisca, com bastante antecedência, que se vai sair da auto-estrada devia ser uma preocupação fundamental dos condutores.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Condições atmosféricas adversas
Publicado em 2011-02-11 na categoria Circulação / Trânsito

Portugal é um país de estranhos fenómenos, onde a chuva ou o nevoeiro causam acidentes de viação - pelo menos a avaliar pelas notícias, comunicados, “diretos a partir do local da tragédia” ou declarações de intervenientes e até mesmo de alguns agentes policiais. (Esta parte do artigo é, no fundo, especial em relação à anterior: do que aqui se fala é ainda de velocidade excessiva.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança IV
Publicado em 2011-02-10 na categoria Circulação / Trânsito

(Adenda) A autoestrada A8 (Lisboa-Leiria) é um bom exemplo de como é perigoso conduzir em excesso de velocidade nas autoestradas portuguesas. O Observatório de Segurança de Estradas e Cidades fez recentemente uma peritagem a esta autoestrada, tendo concluído que ao longo de todo o seu traçado existem inúmeros problemas de segurança.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança III
Publicado em 2011-02-09 na categoria Circulação / Trânsito

(Continuação) Conduzir, em autoestrada, a uma velocidade elevada, “em cima” do veículo da frente é uma conduta verdadeiramente criminosa. Ao circular na autoestrada, o condutor tem de manter, entre o seu veículo e o veículo que vai à sua frente a distância suficiente para evitar a ocorrência de um acidente em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade por parte deste último.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança II
Publicado em 2011-02-08 na categoria Circulação / Trânsito

(Continuação) Muita gente relaciona unicamente a velocidade com o tipo de via onde circula, concluindo, por exemplo, que numa auto-estrada é perfeitamente possível conduzir em total segurança a 140 km/h. Mas há muitas razões para não conduzirmos em excesso de velocidade – e o traçado da via é, precisamente, uma delas. Seleccionámos dez:


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Velocidade e distância de segurança I
Publicado em 2011-02-07 na categoria Circulação / Trânsito

Há uma interessante corrente em Portugal que, com maior ou menor convicção, nega o conceito de “excesso de velocidade” e que a velocidade constitua causa de acidentes. A velocidade não passaria de um “bode expiatório” e os acidentes teriam sempre uma outra causa.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Conduzir mais 2h sem descansar
Publicado em 2011-02-04 na categoria Circulação / Trânsito

Só uma percentagem ínfima dos condutores admite que o cansaço aumenta o risco de acidente, e os portugueses desvalorizam muito a regra [não legal] de que se deve parar para descansar após cerca de duas horas seguidas a conduzir [e, evidentemente, não se deve iniciar uma viagem cansado ou com sono].


Os 7 pecados capitais da condução em AE: 1 - Ultrapassagens
Publicado em 2011-02-03 na categoria Circulação / Trânsito

As auto-estradas, com duas ou mais vias em cada sentido, permitem ultrapassagens mais seguras, uma vez que para ultrapassar deixa de ser necessário invadir a faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido contrário. Mas muitos automobilistas insistem em desrespeitar as regras básicas de segurança e em tornar mais perigoso o que deveria ser mais seguro.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Uso incorreto da faixa de circulação
Publicado em 2011-02-02 na categoria Circulação / Trânsito

Para que servirá uma auto-estrada com três vias em cada sentido? Há uma quantidade impressionante de automobilistas que parece não saber: por vezes, ao conduzirmos numa dessas auto-estradas, temos a sensação de estarmos em Inglaterra, porque a maior parte dos veículos circulam nas duas faixas mais à esquerda e apenas de vez em quando lá vamos encontrando uns poucos esquisitos que conduzem na faixa da direita.


Os 7 pecados capitais da condução em AE: Entrar na Autoestrada
Publicado em 2011-02-01 na categoria Circulação / Trânsito

O aumento, nos últimos anos, da sinistralidade rodoviária com vítimas nas nossas autoestradas não deveria surpreender. Com o decorrer dos anos e o (mau) hábito (que automatiza comportamentos), muitos utentes das autoestradas parecem ter esquecido inúmeras regras de segurança básicas. As coisas correm mal logo na entrada da autoestrada: parece estar a cair em desuso em muitos automobilistas a regra de que quem entra na autoestrada tem de ceder a prioridade (art. 31º do CE).


2  seguinte 
 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos
Classicar.pt 2009
Desenvolvido por
CRIATIVA Web Design

Pesquisa
Registo
Insira o termo a pesquisar no classicar.pt

 
 
Pesquisa de Notícias
Data:           
Marca: