|
Auto & Segurança
|
Técnicas condução
|
|
O que fazer na hora de executar uma ultrapassagem
Publicado em 2012-08-07 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Executar uma ultrapassagem parece à partida uma das manobras mais fáceis de executar ao volante de um carro, no entanto, esta manobra, como qualquer outra, requer que o condutor tenha certos cuidados não só para que a possa executar em segurança para si, mas também para com os outros condutores. Preparamos uma lista com algumas dicas úteis que importa relembrar.
|
|
A posição correta das mãos ao volante
Publicado em 2012-03-26 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Ao que parece, muitas das coisas que aprendemos na escola de condução quando andamos a tirar a carta mudaram, incluindo o velho hábito de manter as mãos no volante nas posições 10 (horas) e 10 (minutos - o algarismo 2 no relógio). Tudo bem, aceitamos que como tudo, as técnicas de condução também vão evoluindo com o tempo, mas qual é o motivo para esta alteração?
|
|
Punta-taco - O que é? Para que serve? Como se faz?
Publicado em 2012-03-16 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
O punta-taco é uma das manobras que revelam a diferença entre conduzir e guiar um automóvel - uma manobra fundamental para que vocês comecem a curtir verdadeiramente o vosso carro. Muitos alunos nas aulas de condução perguntam sobre as técnicas do punta-taco. E também sabemos que muitos dos nossos leitores têm essa mesma dúvida.
|
|
Saiba como segurar o volante de forma correta
Publicado em 2012-02-24 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Não importa se vocês já são condutores experientes ou se acabaram de tirar a carta de condução, prestar a atenção na posição correta de segurar o volante é sempre fundamental. Existem formas corretas - e devidamente ensinadas nas escolas de condução - de se segurar o volante quando se está a conduzir em linha reta ou na hora de fazer uma curva...
|
|
A Mercedes ensina-vos a conduzir na neve
Publicado em 2012-01-17 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
As prendas que receberam neste natal não foram ao encontro das vossas melhores expectativas? Talvez a proposta da Mercedes-Benz consiga fazer isso, se tiverem uns euros extra para isso. Caso contrário, devolvam as Playstation 3 que deram aos putos no natal, ponham os anéis da "Maria" numa loja de penhores, façam as malas e fujam para a Lapónia!
|
|
É inverno, conheçam algumas dicas sobre como conduzir à chuva
Publicado em 2012-01-06 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Janeiro é mês de inverno e é também um período em que quase todos os dias chove. Por isso, um dos cuidados a mais que os motoristas devem ter é com a aquaplanagem, que corresponde ao “deslizamento” do carro sobre uma camada de água. Isso acontece quando os pneus perdem tração por não terem capacidade de “expulsar” a água na estrada por estarem desgastados.
|
|
Quando a traseira foge num dia de chuva...
Publicado em 2011-10-12 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Vamos deixar-nos de hipocrisia: quem gosta de volante e motor e já guiou um carro tração traseira na chuva, certamente já aprontou das suas quando viu que não tinha ninguém por perto. Não importa se é uma pick-up ou um BMW E36… é certeza que este alguém já fez a traseira do carro escorregar, mesmo que seja numa esquininha qualquer. Não é que eu esteja a falar por mim, vejam bem.
|
|
Caixa automática vs estacionamento
Publicado em 2011-10-12 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Quem nunca se deparou com a instrução no estacionamento: devem deixar o carro desengrenado ou “solto”? Sem a medida, não dá para empurrar um modelo para abrir espaço para outro passar, transformando aquele estacionamento num quebra-cabeça insolúvel. Mas nem sempre depende da boa vontade do motorista. Saibam como deixar os carros automáticos desengrenados na garagem.
|
|
Segredos da velocidade: O ângulo de deriva (2ª parte)
Publicado em 2011-09-19 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Por ser complicado, não foi fácil resumir o post anterior desta série numa só frase, como é costume fazer. Se vocês não leram ou não se lembram da 1ª parte, façam uma releitura. Mas pode-se fazer um resumo: o piloto que faz o melhor uso dos ângulos de deriva dos pneus – ou seja, aquele que consegue manter-se no limite da aderência ao longo de uma curva, sem andar menos ou mais que os pneus permitem – tende a ser o mais veloz.
|
|
Segredos da velocidade: O ângulo de deriva (1ª parte)
Publicado em 2011-08-22 na categoria Auto & Segurança
/ Técnicas condução
Travagem perfeita, trail braking executado corretamente, é chegada a hora de entrarmos na curva. Mas em qual velocidade? Quando estamos a ir o mais rápido que podemos, o quanto de derrapagem é produtivo? E a partir de que momento toda essa derrapagem passa a ser contra-producente e faz-nos perder uns preciosos décimos de segundo por volta?
|
|
1
2
|
seguinte
|
|